O Projeto



A Rede Com.Domínio Digital tem como objetivo implementar um modelo diferenciado  de educação profissional , com ênfase no desenvolvimento de competências comportamentais e habilidades ligadas à Tecnologia da Informação, capacitando-os e inserindo-os no mercado formal de trabalho. A implementação desse modelo se dá através de uma ação integrada com os setores público, privado e ONGs. 

A Rede Com.domínio Digital vem criando oportunidades de capacitação e inserção para jovens de famílias de baixa renda, entre 18 e 24 anos, que concluíram o ensino médio. Sua área de atuação abrange os estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Sua estratégia de atuação envolve a realização de ações reunidas em três componentes básicos:

• Formação  de jovens em um itinerário de 560 horas;
• Inserção, permanência e ascensão no mercado formal de trabalho;
• Construção de rede de Alianças e Parcerias com entidades governamentais e não-governamentais para promover a EMPREGABILIDADE juvenil.

Para alcançar seus objetivos, a Rede Com.Domínio Digital utiliza a seguinte metodologia:

• Pedagogia por projetos: a finalidade é organizar ações em forma de projetos, por meio do inter-relacionamento das competências, para motivar e envolver os jovens num processo de planejamento, ação e reflexão.

• Educação pelo trabalho: tem por objetivo ampliar no jovem a sua concepção do que é o trabalho, evando-o a perceber e experimentar a realização pessoal a partir daquilo que é capaz de produzir. Nesse processo, os aprendizados e as percepções contribuirão para a sua inserção e permanência no mundo do trabalho, dando continuidade à construção do seu projeto de vida.

• Protagonismo juvenil: busca proporcionar ao jovem um novo significado dos conceitos de participação social e construção de uma atitude autônoma e solidária, diante dos desafios apresentados pela sua inclusão no mundo do trabalho.

• Ritos de passagem: visa conduzir o jovem a uma maior interiorização e assimilação das diferentes etapas que ele vivencia, conscientizando-o de sua “passagem” para outros níveis – tanto de responsabilidade como de autonomia.

• Interdimensionalidade:  procura valorizar e qualificar no jovem suas dimensões cognitivas, motoras, sociais e culturais.

0 comentários:

Postar um comentário